Calculadora de IR na bolsa de valores


A calculadora de IR do Velotax calcula e emite a DARF referente aos seus ganhos na Bolsa de Valores. A ferramenta é 100% gratuita.

Sempre que você tem lucro com a venda de algum investimento, você precisa ficar esperto com a necessidade de realizar o pagamento do imposto de renda devido, até o fim do mês seguinte ao mês em que a venda foi realizada. Clique aqui para entender mais detalhes sobre as regras de IR para bolsa de valores.

O Velotax está integrado com o CEI/B3 para realizar os seus cálculos automáticos e emitir instantaneamente sua DARF para ações, opções, BDRs, FIIs, entre outros ativos negociados em bolsa.

6 passos para ficar em dia com a Receita Federal:


Passo 1: Preencha o seu Cadastro no Velotax

Tela de cadastro

As informações solicitadas no cadastro são necessárias para que possamos emitir as DARFs para você saber como pagar impostos sobre ganhos na bolsa.

É através do CPF (que deve ser informado no cadastro) que a plataforma se conecta ao sistema do CEI (Canal Eletrônico do Investidor) e consegue apurar todas as movimentações de uma pessoa, independente de qual corretora o investidor tenha utilizada para suas negociações.

Fique tranquilo: o Velotax é completamente seguro e pedimos o mínimo de informações necessário para podermos emitir sua DARF de imposto de renda na bolsa automaticamente. Leia nossa Política de Privacidade.

É importante que os dados estejam corretos ou poderão ocorrer discrepâncias com o sistema da Receita Federal, e sua DARF não será emitida. Caso isso ocorra, entre em contato com o Velotax pelo Fórum e iremos te ajudar a identificar e solucionar o problema relacionado ao envio da DARF para pagamento.


Passo 2: Escolha entre IR Mensal (DARF) e Declaração de IR Anual (DIRPF)

Tela de tipo de investimento

Nessa etapa você irá escolher entre o Cálculo de IR Mensal (DARF) e a Declaração Anual de IR (DIRPF).

Nesse caso, clique no botão "Cálculo de IR (DARF)".

Caso você queira revisitar as regras de imposto de renda na bolsa, você poderá acessar a qualquer momento na aba "Guia" do lado esquerdo do menu para retornar à página inicial.


Passo 3: Escolha o Tipo de Ganho

Tela de cálculo

Nessa etapa você irá escolher entre quatro tipos de ganho: bolsa de valores, autônomos e aluguel, criptoativos ou ativos no exterior.

Nesse caso, clique no botão "Bolsa de valores".


Passo 4: Calcule os Impostos Devidos

Tela de cálculo

Na tela que abriu, integre o seu Velotax com a B3 e selecione o mês de referência para o cálculo dos impostos - isto é, aquele mês para o qual você quer calcular e emitir sua DARF para poder pagar os impostos sobre ganhos na bolsa.

É através dessa integração que puxamos os seus dados para poder calcular e montar sua declaração de imposto de renda.


Passo 5: Emita sua DARF

Tela de emissão
Tela de emissão
Tela de emissão

Pelo Velotax, você vai conseguir ter uma visão, de forma consolidada, de todos os investimentos que vendeu na bolsa de valores no mês de referência selecionado.

É importante que, antes de emitir qualquer DARF, você verifique com calma se todos os valores estão corretos. Você pode conferir isso na mesma tela, na opção memória de cálculo.


Passo 6: FIM!

Tela de histórico

Sucesso! Sua DARF está pronta para ser impressa ou salva e paga. Sim, simples desse jeito. A DARF solicitada é emitida na mesma hora em que for solicitada. Facilitando a sua vida e também o seu controle.

Você também poderá acessar a qualquer hora o seu histórico e baixar a sua DARF a qualquer momento, em qualquer lugar. Acesse a aba "Bolsa de Valores" e clique em "Histórico".

Caso queira fazer os 6 passos junto com a gente, assista este Vídeo Tutorial.

Comece hoje no Velotax e descomplique o seu IR.

Criar conta